quarta-feira, 30 de junho de 2010

BEBIDAS TÍPICAS PARA FESTA JULINA


O mês de julho está recheado de festas caipiras em todos os lugares do Brasil. Muita diversão, trajes típicos (como os do cara na foto ao lado), comidas típicas e é claro, bebidas típicas... É aí que a gente entra!!!
 

  Pra deixar o festejo mais charmoso e dar aquele esquenta... Vou liberar aqui algumas receitas!!!

 


-Vinho quente:

-1 xícara e meia de açúcar
-Canela em pau
-Cravos da Índia
-Casca de uma laranja e um limão
-1 litro de vinho tinto seco
-1 xícara (chá) de água

  -Faça uma calda com o açúcar e jogue as cascas de laranja e limão, mexa um pouco e jogue os outros ingredientes, deixe ferver por 15 minutos, sirva quente e coado!


-Quentão:

-1 Garrafa de cachaça (600ml)
-600ml de água
-1/2 kilo de açucar
-Casca de duas laranjas
-Casca de um limão
-50 gramas de gengibre em pedacinhos
-Cravo da índia a gosto
-Canela de pau a gosto
-1 maça cortada em pedacinhos

Coloque em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja o limão o gengibre, o cravo e a canela.
Quando o açúcar estiver derretendo coloque a cachaça e a água, deixando cozinhar por 20 à 25 minutos em fogo médio. Depois é só filtrar e colocar a maçã picada! Lembrem de manter o quentão em fogo baixo depois de pronto...
 
-Quentão de morango:
 
-3 litros de água

-1 litro e meio de cachaça
-2kg de açúcar
-2kg de morangos
-150g de gengibre
-50g de cravo e canela misturados.

- Naquela panelona que a galera da sua casa usa pra fazer sopa de ervilha, coloque  a água e o gengibre,
quando começar a ferver coloque os morangos inteiros sem o cabo, o açúcar, o cravo e a canela e deixe ferver por uns 20 minutos.
  Depois, coloque a cahaça pra ferver por mais 5 minutos e coe quando servir!
  Como no quentão tradicional, mantenha aquecido após o preparo!

-Pau na coxa (ESPANHOLA):

-1 litro de vinho tinho seco
-1 lata de leite condensado

-Essa é velha conhecida da galera que curte uma baguncinha... Bebida fácil de fazer e com tantos nomes quanto qualidades... É só colocar o leite condensado e o vinho dentro de uma garrafa que pode ser daquelas de refrigerante vazias e sacudir muito bem até ficar homogêneo, há quem prefira com vinho suave ao invés de doce ou com mais ou menos leite condensado. Faça, prove, ache você mesmo o seu ponto e prepare-se para a dor de cabeça do dia seguinte!

-Choconhaque:

-Leite
-Conhaque
-Chocolate em barra
-Canela em pó

- Essa receita além de esquentar é deliciosa, o chocolate corta o gosto do conhaque fazendo ela ficar deliciosa. Não vou colocar a medida certa pois essa receita geralmente é feita em grandes quantidades, é só ter em mente que a proporção é de 1 para 4 ou seja pra cada litro de leite, 250 ml de conhaque.
  É só aquecer o leite numa panela e quando ele estiver quase fervendo é só ir adicionando o chocolate de sua preferência.
  Eu gosto de colacar metade de chocolate ao leite e metade meio-amargo.
  Continue adicionando o chocolate até a mistura ficar um pouco encorpada e em seguida adicione o conhaque, de acordo com a quantidade de leite que foi utilizada.
  Depois é só servir e polvilhar canela em pó a gosto!

-Caipifruta:

-Morangos
-Pêssegos em calda
-Abacaxi
-Leite condensado
-Refrigerante

 
  Nossa!!! Essa aí tem gosto de infância! Quando tinha festa na minha rua toda e o palco era em frente a minha casa e não deixava minha mãe dormir!
  Bem simples de fazer, é só colocar um pouco menos de meio copo de uma das frutas acima picadas dentro do liquidificador, bater com o refrigerante e adicionar o leite condensado!
Claro que o refrigerante pode (e vai) ser substituido por outra bebida, como a cidra, a vodka, cachaça entre outras, mas nessa receita em particular eu deixei o refrigerante pra ficar com o gosto de infância, quando a minha madrinha colocava barraca e eu bebia isso de graça... O tempo bom!!!

  Bom gente... O post fica por aqui, mas a festa ta só começando! Espero que vocês aproveitem as receitas e apreciem cada uma delas!!!!
  Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário