quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Cuba Libre


  Esse drink é com certeza um ícone do bar. Você pode ou não gostar dele, paladar é paladar e muita gente não bebe refrigerante, mas a "cuba libre" é uma bebida bem agradável e de sabor leve que tem muitos adoradores e nesse caso, assim como nos "drinks de boteco", o segredo está na simplicidade. Complicar pra quê?

  A "Cuba libre" é um drink oficial da "I.B.A." Associação Internacional de Bartenders e tem realmente seu valor, apesar da facilidade de se fazer, é só encher um copo longo com gelo, bastante gelo mesmo, rum claro, coca e limão.
 Por ser um drink considerado oficial, ele não pode sofrer alterações na receita. A "I.B.A." é bem rígida nesse ponto, se você muda qualquer ingrediente ou até mesmo a textura de um drink ele não pode ser chamado pelo nome oficial, mas e daí? Quem ta ligando quando se está numa festinha, em casa ou bebendo com os amigos pela rua, num show de rock and roll... Já Vi "cuba" servida em copo de plástico, feita direto na garrafa de coca, jogando-se quase uma garrafa inteira de rum dentro e espremento um pobre limão direto no gargalo, já vi rum escuro no lugar do rum claro, mas tudo isso vale, só não vale é trocar como vi dizendo por aí em alguns sites o rum pela vodka entre outros destilados... Não! Por favor... Não façam isso... Ou vão arrumar problema aé com Fidel!

  Sua receita é bem simples, mas sua história nem tanto... É fácil saber que o drink é cubano, mas infelizmente, não foi um cidadão da ilha que inventou a bebida... O drink não é da época da revoluçao cubana (1959), ele surgiu bem antes, na época a independência da ilha (1895). Cuba lutava contra a Espanha e os EUA eram seus aliados.
  Então, contam que num bar de Havana, um oficial americano pediu rum, coca e limão com gelo. Sabe como é a hierarquia dos americanos... Os soldados pediram o mesmo e todos brindaram gritando: "Cuba Libre!" o brado de independência cubana... e que se tornaria mais tarde o nome da "mistura".
 

  O "cuba" acabou virando por um tempo um símbolo da união entre os dois países... A coca símbolo dos EUA e o rum tipicamente cubano, mas o que não se esperava é que depois os EUA fossem praticamente tomar Cuba.
  A bebida ficou muito famosa nos dias de hoje e por irônia, poderia ser até um incômodo a Fidel, já que além de levar a coca-cola que é símbolo do imperialismo,  a maior fábrica de rum do mundo não fica em Cuba, e sim nas proximidades do Caribe e é inimiga declarada do regime de Fidel.

  Mas nem tudo está perdido! Mesmo aqueles de coração revolucionário que não querem se vender aos EUA podem tomar o drink sem medo... Cuba tem hoje sua própria marca de cola... a "tropicola" e a gente ainda pode recorrer ao autêntico rum Havana, pra fazer um drink totalmente cubano... Quase um foco de resistência!!!

 Embora os Mojitos (falarei sobre esse em outro post) sejam muito mais consumidos que a "cuba libre" na ilha, não podemos deixar essa delícia passar em branco...
 Fica aí a receita então... Só não sei se vai ser tão fácil arrumar a "tropicola" pra substituir a coca aqui no Brasil...

Cuba Libre - 50 ml de rum claro, suco de meio limão, coca-cola. Num copo longo cheio de gelo, jogue o rum, complete com coca e adicione o suco de limão.  Querendo pode-se enfeitar o copo com uma fatia, ou metade de uma fatia de limão na borda, ou colocar algumas fatias de limão dentro do copo na montagem junto com o gelo... Eu faço assim as vezes... Bebam bastante... Se quiser substitua o suco de limão por "Bacardi Lemon", mas prefiro com o suco...



  Espero que tenham gostado e que tenham tido paciência pra ler o post... Até a próxima !!!

                            

3 comentários:

  1. parabens...excelente pesquisa, na minha adolescencia adorava saborear..hj só bebo água rsrr bjs Simone

    ResponderExcluir
  2. A-D-O-R-E-I!! Não esqueci de fazer o cardapio não...só to esperando aquele supercomputador chegar haushuashu

    ResponderExcluir
  3. Desse eu gosteei, gostei muitíssimo *-*

    ResponderExcluir