quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Caipirinha - Segredos para ser irresistível,,,

 Sinceramente essa postagem era a minha idéia de postagem inicial, mas eu não senti segurança pra fazer logo de cara um post tão importante: Falar sobre a caipirinha... Acho que agora estou preparado... Então mãos a obra!
  A caipirinha é o único drink brasileiro da I.B.A. (Associação irternacional de bartenders) Seus ingredientes são bem fáceis de encontrar aqui no Brasil... Cachaça (nossa boa e velha cachaça que é as vezes desprezada por nós, mas é bem cara e cobiçada lá fora), acúcar e limão. No começo a receita da caipirinha não era bem assim...

  A nossa bebida hoje conhecida mundialmente e muito, mas muito apreciada mesmo vem provavelmente do interior de São Paulo. Se hoje em dia estamos rodeados de cachaceiros, assim como esse que escreve aqui no momento, imagina no século 18, onde não havia tanta variedade de bebida disponível. Os grandes manguaceiros da época criaram um remédio pra gripe baseado na cachaça, com limão e alho. O gosto é horrível, acreditem... Já fiz essa receita!
  Pois bem, tem gente que diz que a receita pode ter começado a ser esboçada na época da escravidão. Quando os colonos tomavam a cachaça pura e os escravos em suas festas comumente acabavam bebendo o que sobrava da produção, "garapa" um suco não-fermentado de cana, muitas vezes misturado a algumas frutas. O resto da produção da cachaça, a borra da cana fermentada era dada aos escravos e se misturada com algumas frutas resultaria numa versão muito rudimentar do que hoje é a caipirinha ... É uma hipótese.
  A bebida foi evoluindo bastante, ingredientes foram trocados e o gelo foi adicionado - Sem ele nossa caipirinha com certeza não seria assim tão bem aceita.


  Hoje temos o decreto 4851 que regula e padroniza as bebidas no Brasil ditando como fazer a verdadeira caipirinha. Esse é o link pra quem quiser conferir:

http://www.dji.com.br/decretos/d-004851-02-10-2003.htm

  É interessante ver que a caipirinha é tão querida por aqui que até no meio da lei a gente pode encontrar uma receita de como fazê-la, de quebra com uma palhinha do que é a cachaça em termos legais.
  Nunca imaginaria achar uma receita de drink no meio da legislação, mas achei interessante por que não deixa de ser uma forma de passar as manhas na linguagem de juízes, promotores, advogados e afins, eu particularmente prefiro a linguagem do réu.


    O interessante de se saber para fazer uma boa caipirinha é que você deve usar uma boa cachaça... Não tô falando de cachaças envelhecidas caríssimas, mas uma cachaça de gosto leve seria legal... Pra falar a verdade na hora do desespero a gente usa qualquer uma.
  Agora vem uma parte importante: O limão... Usa-se o limão taiti, não muito grande, de casca não muito grossa e bem brilhosa. É interessante que em muitos países, seja pela falta do limão taiti ou simplesmente por uma confusão causada por chamarem limão de lima e lima de limão, acaba-se usando aquela lima, amarela... Também já provei... Prefiro com limão bem verdinho mesmo...
  Todos sabemos que o limão amarga bem rápido, isso acontece por causa daquela parte branca, então, antes de falar mais da caipirinha vou passar os truques pra fazer a receita:


  Um jeito bem legal de fazer é o seguinte: Lave o limão, corte os dois olhos do limão (as extremidades) depois corte-o de um lado ao outro. Daí você tem que tirar a parte branca do meio, que é o que faz a caipirinha amargar. Coloque as partes numa coqueteleira e jogue duas colheres de açúcar . Use um macerador pra extrair o suco, mas não amasse demais já que aquela parte branca também está entre a casca e os gomos e isso também pode fazer a caipirinha ficar amarga. Jogue bastante gelo picado ou moido. Complete com duas doses de cachaça. Tanpe a coqueteleira e sacuda aí é só servir...
  Se você tiver dois copos iguais que se encaixem com facilidade, você com certa habilidade pode fazer direto no copo, juntar os dois boca com boca e segurando firme sacudir.
  Eu faço a minha de uma maneira um pouco diferente, sigo o mesmo corte da anterior, tirando a parte branca do miolo, só que coloco os pedaços do limão no copo, jogo o açúcar, macero de forma bem leve, acrescento o gelo picado e a cachaça. Agora, ao invés de sacudir, eu simplesmente pego um mexedor e mexo levemente a caipirinha. Isso faz com que o mínimo de substâncias indesejáveis se soltem do limão, preservando um gosto mais puro. Tem quem diga que ela nem é pra ser bebida com o canudo. O que dizem é que bebendo-se direto do copo o sabor muda, já que a mistura dos ingredientes se faz na boca, causando outra sensação.
  Bom, antes que comecem a dizer que isso ou aquilo está errado, deixem que eu diga que é um pouco complicado "ensinar" a fazer caipirinha, pois é o tipo de coisa que tem muita gente que diz saber fazer e cada um diz que a sua é a melhor do mundo... Vamos com calma. Não quero dizer que o meu jeito é o melhor, quero apenas incluir aqui algumas dicas pra que não se cometam erros que podem arruinar a bebida...
  A caipirinha é colocada geralmente no copo old fashioned e hoje já existe um copo próprio para a bebida.

  A caipirinha como drink oficial da I.B.A. não deveria ter sua receita alterada, claro que há preferências por mais ou menos açúcar, um pouco de cachaça a mais para os bebuns e um pouco a menos para as donzelas, só que ela parece ser o drink que mais sofre com isso, muitos usam vodka, rum e até saquê ao invès da cachaça e continuam chamando isso de caipirinha.

  Na caipiroska por exemplo, que é registrada pela smirnoff a cachaça é substituida pela vodka. Outro exemplo é o rum na caipiríssima, marca registrada da Bacardi. Temos aqui mesmo no Brasil uma variação conhecida como "Chimboca" com bem mais açúcar em bem menos cachaça.
  Pelo mundo eles mudam muito, mas em parte devemos ficar orgulhosos, já que parte dessas mudanças se devem a dificuldade em achar cachaça.

  Um fato interessante é o que acontece em Cabo-Verde, um país de colonização portuguesa na África. Nossos irmãos Caboverdianos tem uma bebida chamada grogue que também deriva da cana-de-açúcar e lembra a cachaça. Lá eles se viram fazendo a caipirinha com essa bebida... Bebi e aprovei!


  Além da caipirinha sofrer com as variações de destilados, tem outro detalhe: As frutas... Não dá pra contar quantas frutas diferentes são usadas pra fazer variações da caipirinha... Maracujá, abacaxi, morango, acerola... Algumas receitas levam até manjericão!
  Os mais tradicionais não trocam o limão e a cachaça por nada. Eu mesmo bato o pé firme e digo que caipirinha tem que ser a tradicional!
 




  Nesse post fico na caipirinha tradicional. Mas tenho um recado a todos que curtem as variações dessa bebida: Em breve colocarei as receitas com frutas, combinações!
  Podem ficar tranqüilos!!!

6 comentários:

  1. Caipirinha RULES!! E tem até lei com a receita dela, pra tu ver a importância que a caipirinha tem na vida dos brasileiros rsrs

    ResponderExcluir
  2. ohww.... num calor desse, ler isso só me deixou morrendo de vontade de uma!!!
    lembrando da caipirinha a fruta do mês tem que ser o tradiconal limão mesmo!!!

    o que vc vai fazer após o fim da enquete? vai chamar o amigos e fazer uma boa caipirinha (com a fruta escolhida) pra todos de graça????

    ResponderExcluir
  3. pode ser!!! ahuahuahuah chamo todo mundo e a gente faz a grande festa da fruta vencedora... cachaça aqui nas terras canarinhas não é lá assim tão cara né?! hauahuahuahahuahuahuahahuahuahuhauah

    ResponderExcluir
  4. Realmente não tem coisa melhor do que a velha e ttradicional caipirinha, (porre no ultimo final de semana, rsrsrsrs)!!!

    ResponderExcluir
  5. Porra.....de morango é a melhor...

    e esse Grogue aí até eu provei tbm...

    ResponderExcluir
  6. ah ... o moranguinho!!! E a de kiwi malandro???
    em breve tocarei no tema saque com kiwi!!!

    ResponderExcluir