sábado, 23 de janeiro de 2010

Montando Seu Bar - Parte 1 - Utensílios

  Se você está pensando em montar uma estrutura para receber amigos em casa e poder brincar de fazer drinks que agradam a todos... Está no post certo!
  Vou escrever uma série de posts com acessórios de bar, copos e taças e bebidas... Explicando como aproveitar tudo da melhor maneira possível.

  Aqui no Brasil algumas coisas para o bar ainda são difíceis de encontrar, o que causa dor de cabeça em muitos bartenders... Mas se você der uma pesquisada no google logo vai encontrar uma casa de acessórios na sua cidade... Quem sabe um dia eu até anuncie uma aqui...
  Vou fazer esse guia de maneira simples com os acessórios  em ordem alfabética.

Bailarina - Assim é chamada a colher de bar, com um cabo longo e reto. Sua utilidade vai muito além da medição, serve para mexer drinks no mixing glass e também para fazer drinks em camadas, apoiando-a no copo, geralmente shot e despejando lentamente a bebida sobre ela para que não se misture.

Balde de Gelo - Existem diferentes modelos e formatos, tamanhos, materiais e cores. Mas o principal é saber que temos dois tipos principais, o de "bar" que é exclusivo do bartender, geralmente transparente retangular cheio de furos na parte de baixo, para escoar o gelo derretido. O outro é o de mesa, que é o mais conhecido, geralmente redondo, usado cheio de gelo para servir cervejas, vinho e champanhe.


Bar cade - Espécie de organizador que serve para se ter sempre a mão e de maneira organizada canudos, guardanapos e decorações.

 

Biqueira - Colocada no gargalo da garrafa, parecida com as de azeite, serve para auxiliar na dosagem das bebidas e agiliza o trabalho pois não é preciso abrir e fechar garrafas toda hora. As biqueiras podem ajudar também na identificação das bebidas, já que em muitos lugares, cada cor é para uma bebida específica.

 Coador - Pode ser um coador normal de cozinha, muito útil para separar partes indesejadas do drink já pronto. Existe também o "strainer" um coador de bar feito em inox com um tipo de espiral usado para separar o gelo da bebida e muito útil para coar por exemplo o maracujá, que costuma ser um castigo no coador normal.

Coqueteleira - O que fazer sem ela, praticamente indispensável, um grande símbolo do bar, disponíveis em diversos formatos, cores, tamanhos e materiais. usada para fazer os drinks "batidos", onde os ingredientes são fáceis de se misturarem... É difícil pensar num bar sem ela. Existe também a coqueteleira elétrica, com uma base que se conecta nela e agita os ingredientes.


Dosador - Indispensável no começo para não errar a mão na hora do preparo, depois com alguma prática da até pra se virar sem ele, mas ainda assim é aconselhável seu uso.
  
 
Espremedor manual - Usado quando se precisa de pequenas quantidades do suco da fruta, como em drinks que requerem um splash ou suco de meio limão por exemplo.
  


Espremedor elétrico - Usado para fazer suco em quantidades maiores, como para um sex on the beach que requer muita laranja. Existe um modelo manual desse também, mas o processo é bem mais cansativo e lento.



Estojo de condimentos - É um estojo geralmente plástico com divisões onde separamos as frutas já cortadas, temperos e outros ingredientes para serem usados nos coquetéis. Ajuda muito agilizando o preparo e é bom lembrar que não se pode demorar muito no preparo de um drink, para que ele não perca suas propriedades originais.

 


Faca de bar - Pequena, de ponta, sem serras e muito bem afiada. Usada pra descascar e cortar frutas, auxilia no preparo da decoração dos drinks.


Isqueiro - Para flambar drinks no bar... Nunca faça falmbados com álcool etílico. Serve também para responder positivamente quando a mocinha depois de já ter bebidos umas e outras perguntar se você tem fogo.



Liquidificador - Usado para drinks de mistura mais difícil, é um grande aliado para bater ingredientes de densidades muito diferentes, polpa de frutas ou frutas cortadas, como abacaxi e banana. Indispensável no processo de preparo dos "frozen", drinks congelados muito saborosos e refrescantes.




Medidor - Muito usado para servir uisque, geralmente tem 50 de capacidade.
  

 
Mexedores - Faz parte da magia do coquetel, que seria em parte desfeita caso você mexesse seu drink com uma colher como faz quando toma café. De várias cores e formatos, várias marcas fornecem os seus como parte de sua publicidade. Serve pra própria pessoa mexer seu drink.
 



Mini tin - Se asemelha ao copo de uma coqueteleira, só que menor, serve pra ser encaixado nela e agitas os líquidos do preparo do coquetel.





Mixing Glass - O famoso copo de bar. É como um copo grande de vidro, transparente e liso, serve para o preparo de bebidas de fácil mistura, onde são geladas e depois coadas para serem servidas sem gelo. Como é o caso do "Dry Martini".


Pá de gelo - Usada para pegar o gelo do preparo dos coquetéis, lembre-se de nunca pegar gelo com objetos de vidro, pois esses podem se quebrar e misturar-se ao gelo, podendo causar acidentes, a quem manuseia e mais graves ainda para quem bebe.




Pegadores - Geralmente de inox, utilizados para pegar gelo, frutas e acompanhamentos sem contato com a mão. 



Ralador - Dispensa apresentações, pode ser daquele pequeno e é bom para drinks que incluem temperos frescos.



Reservatório para suco - Feito de plástico, com biqueiras coloridas para rápida identificação do suco é um grande aliado na hora do preparo rápido dos drinks e dificulta a oxidação dos mesmos.



Saca rolhas - Utilizado para "sacar rolhas" ora! Acreditem... Nunca esqueçam onde ele está, pois é nessa hora que você vai precisar.


Service Malt - Tapete emborrachado. Os coquetéis são preparados sobre ele que é todo vazado, permitindo que os líquidos que caiam sobre ele escoem, facilitando a higienização do bar.

Shaker malt - Como um "service malt" em proporções menores, onde ficam geralmente a coqueteleira e outros utensílios quando não em uso.




Socador - Serve para macerar as frutas no preparo das bebidas, como na caipirinha. Assemelha-se a um socador de alho, mas nunca deixe sua mãe usar seu socador para socar alho... Se isso acontecer prepare-se para lavá-lo muitas vezes antes de se livrar daquele aroma e sabor.

Speed Opener - Como a traducão do nome sugere, serve para abrir garrafas rapidamente, auxiliando no flair, que são aqueles malabarismos feitos com garrafas.




Speed rail - Como um organizador para deixar sempre a mão as garrafas mais usadas, auxiliando na preparação dos drinks.




Tábua - Geralmente em acrílico, usadas para cortar os ingredientes dos drinks e evitar marcar a pia e a mesa da sua mãe com arranhões de faca.


    


  Sei que é muita coisa, mas a gente sabe que nem tudo é necessário para um bar em casa... você pode começar pelo básico, com uma coqueteleira e aos poucos ir incrementando seu bar... O que pode torná-lo um verdadeiro point!!!

  Na próxima parte desse post eu falarei sobre "copos e taças". Já que é bem melhor servir um drink num copo apropriado... Aos poucos, com um pequeno investimento você pode ser seu bartender... Pense que um drink na rua é o preço de um acessório que vai servir até a sua irmã mais nova quebrar... Sorte sua se for filho único... 

4 comentários:

  1. Poxa cara quase choro so em pensar na quantidade de coisa que me roubaram, mas fazer o que né!!!
    agora é bola pra ffrente e comprar tudo isso de novo; O blog ta ficando cada vez melhor!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!! a equipe da redação do blog tem se esforçado bastante!

    Quanto ao roubo do seu material de bar, é realmente uma lástima! O pior é saber que provavelmente a pessoa nem vai usar o material pra nada né?!...

    ResponderExcluir
  3. PQP ....TROÇO PRA CACETE.....DÁ ATÉ DESANIMO....AUAUHAUHAUHA;.....PEGA 2 COPOS DE PLASTICO E UMA FACA CEGA QUE JÁ DA UM CALDO...

    ResponderExcluir
  4. malandro malandro... vc sabe q eu ja me virei com muito menos...

    ResponderExcluir