segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ah Margarita...



Um adorável drink que causa encanto e curiosidade em muitas pessoas, o que podemos dizer com certeza é que ele é mexicano, originário de uma cidade próxima à Guadalajara feito de tequila, limão e cointreau, servido bem gelado numa taça crustada com sal, já que a tequila desde aquela época era sevida com o sal. Como acontece quase sempre, sua origem envolve histórias e lendas e fica difícil saber qual é a verdadeira. Margarita é um nome de origem grega, que quer dizer nome de uma flor. É um drink respeitado e que tem até uma taça que leva seu nome... taça margarita.

O que mais se lê na internet e muitos conhecedores de banco de bar, verdadeiros especialistas em porres à base de tequila, dizem que uma mulher dos Estados Unidos, que tinha uma casa em Acapulco, onde na época vários bacanas de Hollywood iam passar temporadas, ela recebia vários astros amigos em casa e numa noite quente foi desafiada a fazer um drink novo e misturando os ingredientes necessários acabou criando a margarita. Francamente eu não quero acreditar nessa versão não, "pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos EUA", daqui a pouco vão dizer por aí que um americano que tinha uma casa no litoral carioca inventou a caipirinha pra agradar uns amigos.

Circula uma outra versão onde se diz que o marido de uma ricassa americana chamada Margarita Sanders, criou o drink só pra refrescar as noites quentes do casal quando em Acapulco, e que no começo só se usava tequila e suco de limão, o cointreau, foi adicionado mais tarde pra dar um toque um pouco mais doce no drink.
Sinceramente, a minha versão favorita é a de um bartender que em 1938 queria homenagear Rita de la Rosa, uma bailarina mexicana. Inspirado no show da moça, o bartender acabou criando o drink pra tentar conquistar o coração dela. Não se sabe ao certo se ele conquistou a menina, sabe como mulher é complicada né?! Mas pelo menos se foi ele mesmo que criou o drink, ele conquistou paladares por todo o mundo.

Escolham então a sua história favorita, ou inventem uma, mas não esqueçam de me contar por que assim eu posso publicar aqui ok?

Fiquem agora com a receita da margarita e algumas de suas variações!

Margarita tradicional - 40 ml de tequila ouro, 15 ml de suco de limão e 30 ml de cointreau (licor de laranja) Pegue uma taça tipo margarita, ou uma substituta, passe um pouco de limão na borda e rode a taça no sal para fazer a crusta. Bata na coqueteleira os ingredientes com bastante gelo, coe e sirva. Cuidado por que a tequila no dia seguinte é cruel!






Margarita com Cuervo Margarita Mix - Essa receita é bem simples, só comprar esse mix em qualquer supermercado e misturar 1 parte de tequila pra 3 partes do mix, numa coqueteleira cheia de gelo e servir normalmente.




Frozen Margarita - Essa receita esconde muito o gosto da tequila, sendo
ainda mais perigosa
para as moças de plantão, consiste em 60 ml de tequila, 40 ml de cointreau, 20 ml de suco de limão, e bata no liquidificador jogando uma pedra de gelo de cada vez até adquirir uma consistência cremosa. Sirva da mesma forma. Simples e deliciosa!





Blue Margarita - Feita da mesma forma que a comum, substituindo-se o cointreau totalmente ou parcialmente pelo licor de curaçau blue, que nada mais é do que um licor de laranjas só que com a coloração azul, existe de várias marcas no mercado, a blue margarita fica gostosa e com uma aparência muito boa, vale tentar e uma dica legal é que também dá pra fazer frozen do mesmo jeito da receita anterior.



Existem outras variações, já que o ser humano é muito criativo, mas eu fico por aqui. Por favor só não vão confundir a margarita com a marguerita ok? Pra não acabar pedindo uma pizza. E vale dizer também que muitos substituem a crusta de sal por uma crusta de açúcar ok?

Até a próxima galera!!!

6 comentários:

  1. A Frozen é boa pacaceta, mas bota mais gelo e borda de açucar....

    ResponderExcluir
  2. eh malandro... vc tem que experimentar a frozen strawberry margarita... que em breve estará aki!!!

    ResponderExcluir
  3. Frozen *_*

    texto mt bem elaborado e explicativo .

    adorei ;)

    ResponderExcluir
  4. Lembrando que cointreau puro é enjoativo pacas, e curaçau eu bebo puro com um sorriso enorme na cara rsrs... Margarita com curaçau deve ser MUITO boa!

    ResponderExcluir